A Jornada Mundial da Juventude, que começa dia 23 no Rio de Janeiro, já movimenta também Santa Catarina. A partir desta segunda-feira, jovens de diferentes países começam a chegar ao Estado para a Semana Missionária. Ela faz parte do calendário de atividades do evento internacional católico, que pretende reunir cerca de 2 milhões de pessoas.

O primeiro grupo a chegar será de 20 jovens que seguem ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, vindos da França, Chile e do Nordeste do Brasil. Eles desembarcam na noite desta segunda-feira em Florianópolis e ficarão hospedados no Colégio Catarinense. Aproveitando as férias escolares, as salas de aulas foram transformadas em dormitórios, com mensagens de boas vindas. Uma para os meninos e outra para as meninas. Comunidade, equipe do colégio e ex-alunos estão cuidando do café da manhã e da hospedagem.

Durante os próximos dias, os jovens prestarão trabalho voluntário na Orionópolis, que atende pessoas com deficiências. Também terão atividades religiosas, como orações e um dia para conhecer o convento no Morro das Pedras e um pouco da cidade.

Somam-se a eles, na quarta-feira, outro grupo de 500 jovens vindos da Alemanha, França e da Argentina. Todos serão recebidos pela Arquidiocese de Florianópolis, que compreende a região entre o Sul de Garopaba e o Norte de Itajaí, além de cidades interioranas. Da Capital, alguns irão para outras cidades como Nova Trento e Brusque.

Eles ficarão em casas de famílias, que se dispuseram a recebê-los. De acordo com o coordenador da juventude da Arquidiocese, Felipe Candin, essa é uma maneira de conhecerem mais a realidade local. Eles ainda prestarão trabalhos comunitários em 40 projetos sociais, como o Recanto Silvestre, que atende dependentes químicos e portadores de HIV em Biguaçu e em Florianópolis.

Não são apenas os estrangeiros que começam a se preparar para a Jornada. Cerca de 2 mil jovens da Arquidiocese de Florianópolis também terão uma semana de atividades e preparativos para ida ao Rio.

O coordenador explica que toda Jornada Mundial da Juventude é feita em três grandes momentos, sendo a Semana Missionária um deles. É um período para que jovens conheçam a cultura e a história do país visitado, rezem e vivam um pouco da realidade local. Os jovens ficam em SC até o dia 21 ou 22, quando vão para o Rio de Janeiro.

::A Jornada::
Quando: de 23 a 28 de julho 

Onde: Rio de Janeiro (RJ) 
Informações: www.rio2013.com 

::A semana missionária::
Quando: até 22 de julho, quando embarcam para RJ 

Onde: em todos os estados do país, incluindo SC 
Atividades programadas: trabalho voluntário em instituições; culturais para conhecer mais sobre a cultura local;  religiosas com participação em missas

 Fonte: Diário Catarinense