A Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc) vai discutir modelo de negócios e inspiração para o verão 2014. A programação que inicia no dia 24 e vai até 26 de setembro no Centro de Eventos de São João Batista, quer alavancar as vendas e contatos para o setor além de permitir que os empresários descubram novos mercados, processos e tecnologias.

O destaque para o primeiro dia da feira de componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos para calçados será a palestra com o professor e escritor italiano Enrico Cietta. Professor da Universidade Católica de Milão, Enrico passou um ano pesquisando a fast fashion (moda rápida, em inglês), fenômeno que atingiu a Itália, assim como o resto da Europa.

De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Rosenildo Amorim, os participantes da Seincc vão ter a oportunidade de conhecer o modelo de comercialização da moda que abastece o mercado com as novidades do mundo fashion de forma rápida. Enrico Cietta escreveu o livro ‘A Revolução do Fast Fashion: estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas’. De acordo com ele, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um modelo de produção para seguimentos de baixo escalão. É uma revolução.

Já no segundo dia da Seincc será apresentado o Fórum de Inspirações com o preview do verão 2015. Haverá palestras mostrando as tendências da estação. Uma estrutura especial para os seminários será montada no Centro de Eventos. Neste ano o Sincasjb estará disponibilizando passagem e hospedagem para os compradores indicados pelos expositores. De acordo com Rosenildo, não foi definido um número de passagem disponibilizadas, pois será por demanda.

A Semana da Indústria Calçadista Catarinense é uma realização do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) e Prefeitura Municipal de São João Batista com apoio do Sebrae, Funturismo, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina, Fiesc, Banco do Brasil e Assintecal.