Moradores da zona rural de São João Batista, abraçam causa ecológica, e mostram consciência, impedindo empresa de instalar um “chupão de areia” em local de preservação.

No fim da tarde desta quinta-feira (21), moradores do bairro de Domingos Correa (SJB) e arredores se depararam com uma cena no mínimo suspeita. Uma máquina escavadeira de grande porte, seguida de uma, um pouco menor, uma caminhonete e alguns operários adentraram em um local que até poucos dias era protegido pelo IBAMA (a placa que atestava isso, foi removida do local sem autorização, da policia ambiental). Local este que já havia sido reflorestado pela prefeitura municipal por duas vezes. A máquina chegaria e logo começaria a “destraçalhar” toda a área reflorestada na beira do rio, preparando o terreno para que ali, fosse montado um ponto de extração de areia. Indignados com tal atitude, julgando que aquele seria um local ilegal para prática do mesmo e desconfiando que a empresa (TCA Transportes) não possuía liberação legal para o mesmo, os moradores logo se reuniriam e de forma pacifica, “obrigariam” que os operários e o encarregado responsável pela “obra” parassem imediatamente com o estrago que estavam fazendo com a natureza que ali havia na encosta do rio.
A Policia Militar e Ambiental foram informadas e estiveram no local, as providencias legais estão sendo tomadas e até o presente momento a TCA não apresentou a nenhuma das partes, nenhum tipo de documentação que comprovasse liberação para a pratica no local.
Os moradores mostram-se dispostos a lutar pela preservação do local e já se prontificaram a passar a noite no local para vigiar que nada seja feito as escondidas.

Texto: João Marcos Silveira.