Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre chikungunya

Casos da febre chikungunya, doença causada pela picada dos mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores, já passam de 800 no Brasil neste ano, com números elevados a cada semana.

Pelo menos 828 casos foram registrados no país até 25 de outubro. Do total, 789 são de casos autóctones (dentro do mesmo território), concentrados no Amapá, Bahia e Minas Gerais.

Já foram registrados 330 casos entre os município de Oiapoque (AP), 371 em Feira de Santana (BA), 82 em Riachão do Jacuípe (BA), dois em Salvador (BA), um em Alagoinhas (BA), um em Cachoeira (BA), um em Amélia Rodrigues/BA e um em Matozinhos (MG).

De acordo com a OMS, até 2004 o vírus havia sido identificado em 19 países. Porém, a partir do final de 2013, foi registrada transmissão autóctone em vários países do Caribe Em março de 2014, na República Dominicana e Haiti, sendo que, até então, só África e Ásia tinham circulação do vírus.

Entenda o que é a doença, como é transmitida e quem corre mais risco de contrai-la.

  • O que é chikungunya?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

 Quais são os sintomas?

Febre acima de 39ºC, dores nas articulações, na cabeça e nos músculos e manchas vermelhas na pele que costumam durar de três a 10 dias. Os sintomas surgem entre dois a dez dias após a picada do inseto.

  • Uma pessoa doente pode infectar outra saudável?

Não existe transmissão entre pessoas. A única forma de infecção é pela picada dos mosquitos.

  • Quem se infecta com o vírus fica imune?

Sim. Quem apresentar a infecção fica imune o resto da vida.

  • Ficarei doente se for picado por um mosquito infectado?

Não necessariamente. Em média, 30% das pessoas infectadas não apresentam os sintomas clássicos da doença.

  • Como o vírus é transmitido?

Pela picada da fêmea de mosquitos infectados: o Aedes aegypti, que vive em área urbana e tropical; e o Aedes albopictus, presente em áreas rurais.

  • Posso ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo?

Sim, se tiver contato com os mosquitos portadores de ambos os vírus.

  • Existem grupos de maior risco?

O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sintomas tendem a ser mais intensos em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

  • Como se identifica um caso suspeito?

Quem tiver febre de início súbito acima de 38,5ºC e dor articular ou artrite intensa e que tenham viajado recentemente às áreas onde o vírus circula.

  • Qual a área de circulação do vírus?

O vírus circula em alguns países da África e da Ásia, do Caribe e, recentemente, chegou à América do Sul. O primeiro caso registrado no Brasil foi em setembro de 2014. 

COMO A DENGUE É TRANSMITIDA?

A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypsti infectado com o vírus da doença. Este mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde.

QUAIS OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas da Dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com Dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

O QUE FAZER SE APARECER UM DOS SINTOMAS DA DENGUE?

Se você constatar qualquer um dos sintomas da Dengue, e tiver estado em cidades onde há transmissão da Dengue, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima e tome líquidos em abundância. IMPORTANTE: Evite o uso de medicamentos a base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhora, dentre outros.

COMO PODEMOS EVITAR A DENGUE A FEBRE CHIKUNGUNYA?

O combate a Dengue e a Febre Chikungunya tem que fazer parte do nosso dia-a-dia, pois os ovos dos mosquitos da dengue e chikungunya continuam vivos por até um ano. A melhor forma de evitar a doença é impedindo a reprodução do mosquito nos locais onde ele gosta de colocar seus ovos exemplo, eliminando o acúmulo de água  ex: bromélias, coloque areia nos vasos e plantas, limpe as calhas , evite acumulo de lixo como pneus, latas, garrafas plásticas, evite caixas d’água destampadas, piscinas não tratadas e use repelente. 

FAÇA A SUA PARTE E AJUDE A ELIMINAR O MOSQUITO DA DENGUE E  FEBRE CHIKUNGUNYA  E A MANTER  NOSSA CIDADE LIVRE DESTAS DOENÇAS